A força da carta de Lula à Paraíba – Heron Cid
Bastidores

A força da carta de Lula à Paraíba

6 de setembro de 2018 às 11h41 Por Heron Cid
Final da carta enviada por Lula para a campanha do PSB na Paraíba

Ninguém em bom juízo duvida ou minimiza a força eleitoral e o carisma popular do ex-presidente Lula (PT) junto ao povo paraibano. Aqui, o petista é dono de forte intenção de votos e está sacramentado no imaginário estadual como uma liderança marcada pelas políticas públicas e sociais que beneficiaram o Estado. Se não tivemos grandes aportes de investimentos, como Pernambuco, o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, estão na memória.

Por carta, Lula – preso em Curitiba – se dirigiu hoje ao povo paraibano. A missiva fala inicialmente de gratidão. Não poderia ser diferente. A Paraíba sempre lhe deu acachapantes votações pessoais e até atendeu ao seu apelo pelo voto em Dilma Roussef, sua sucessora, que terminou impichada.

A mensagem de Lula reforça o nome do governador Ricardo Coutinho pelo papel de destaque na resistência ao impeachment. É um gesto de reciprocidade também defesa do ex-presidente no processo judicial que culminou com condenação e prisão, confirmadas em todas as instâncias do Judiciário.

Até aí nenhuma novidade.

No momento, a carta vale mais pelo condão do pleito próximo.

E nela Lula se apresenta como “cabo eleitoral” de João Azevedo (PSB), “o candidato do governador”, e identifica o deputado Luiz Couto (PT) como aquele que “arriscou a vida para lutar pelos excluídos”. O nome do deputado Veneziano Vital – o outro nome ao Senado da chapa – também é mencionado.

A carta passa uma forte mensagem na campanha especialmente ao destinatário, os simpatizantes do remetente, dono de alta popularidade no Estado.

Cada linha, soma para as pretensões da chapa governista.

Comentários