Os mais de 20 mil frequentadores do Mercado Central, de Belo Horizonte, no centro da Cidade, foram surpreendidos ontem por uma manifestação pela libertação do ex-presidente Lula.
Era quase meio-dia e meio, com o Mercado lotado, e ponto de atração de 18 por cento das pessoas que visitam a capital mineira, quando o toque de um pistom chamou a atenção de todos. E do alto de uma das lojas, o pistonista entoou o “lula-la”, que já entrou para a história das campanhas eleitorais. Na sequência o que se viu, para perplexidade geral, foi uma boa parte do Mercado cantando a música que se encerra com a multidão gritando a palavra de ordem ” Lula Livre” por um bom tempo.
Não se viu na manifestação uma única camisa vermelha ou qualquer coisa que lembrasse o PT. Também não se sabe quem promoveu a manifestação, que pareceu espontânea, mas na verdade foi articulada por meio das redes sociais e principalmente pelo watts app.
De qualquer forma, pela participação e pelo ineditismo do acontecimento, o ato em defesa de Lula chamou a atenção – e para os saudosistas fez lembrar as manifestações de rua de Belo Horizonte na década de 70 contra a ditadura pelo seu espontaneismo e grande participação.
*Carlos Lindenberg é diretor do 247 em Minas
Brasil 247