Presidente da Associação Paraibana de Imprensa, o jornalista João Pinto tomou café com o autor do Blog na tarde desta quinta-feira. Foi uma visita de cortesia do dirigente da instituição mais representativa e tradicional da imprensa à sede do Portal MaisPB, plataforma que dá base a este espaço.
Na conversa, Pinto prestou contas do seu mandato à frente da API, do processo de interiorização da entidade e da pretensão de concorrer à reeleição, em julho próximo.
Da direção e de repórteres e profissionais do MaisPB, João ouviu críticas construtivas e sugestões para o debate interno da sucessão na Associação. Entre elas, a necessidade de maior interação da API com o novo mercado de trabalho, com suas mudanças e transformações, e os desafios do jornalismo na era da mídia digital.
O MaisPB e o Blog são exemplos de muitos desse processo de mutação da comunicação, quando novos veículos e formatos surgem oferecendo velocidade, conteúdo e acessibilidade ao público.
“Os veículos da Mídia Digital produzem, empregam e influenciam tanto quanto os grandes e tradicionais conglomerados. Não é mais uma questão de superioridade ou inferioridade, mas de complementaridade. Portanto, é impossível tratar de jornalismo e de mercado sem inserir estes espaços no centro das discussões’, disse o autor do Blog, também presidente da Associação de Mídia Digital da Paraíba.
Bem ao seu estilo moderado, João ouviu, fez anotações, prometeu incluir as sugestões na sua carta programática e discutir tópicos com integrantes da diretoria da API e de eventuais apoiadores de seu projeto de reeleição.
A eleição da API acontece em julho, mas o processo já está deflagrado. Até agora, concorre ao cargo também a professora Sandra Moura, do Departamento de Comunicação da UFPB. Acadêmica e pesquisadora respeitada, Sandra tem igualmente visita programada para o Portal MaisPB, nesta sexta-feira, ocasião em que nos será franqueada a oportunidade de conhecer mais de perto suas motivações e visões sobre a entidade da qual já é vice-presidente.
Antes de conceitos e preconceitos, o tempo é de ouvir, auscultar e contribuir com um debate que é necessário e saudável para a categoria. Nossa contribuição é estimulá-lo, na torcida que o conjunto dos integrantes da API e veículos estejam abertos e dispostos ao mesmo.