Sabe aquela sensação em que o mundo, de repente, fica pequeno, distâncias são encurtadas e, pronto, lá está você correndo de mão em mãos na velocidade da luz.
É o que senti na semana passada diante da repercussão de entrevista que fiz com o psicólogo, escritor e palestrante Rossandro Klinkey, um dos profissionais mais requisitados nos últimos tempos em matéria de educação e comportamento.
Com um clique, Rossandro compartilhou um trecho em sua página no facebook e a conversa ultrapassou limites e fronteiras.
Replicada por perfis famosos das redes, a entrevista viralizou exponencialmente e ganhou o Brasil em fração de segundos.
Ato contínuo, celular e email não paravam de receber mensagens de conhecidos e pessoas de todo o País, comentando e dando conta do vídeo em que o psicólogo apontava didaticamente equívocos dos pais na relação com os filhos.
Em pouco tempo, a pregação passou a ser abertura de reunião escolares e tema de aulas em cursos de graduação. Algo apoteótico e inesperado.
Grupos de todos os gêneros no wahtsapp assistiram, debateram e multiplicaram a abordagem.
Numa dessas situações inesperadas, ao chegar numa clínica de João Pessoa deparei-me com uma senhora de celular na mão vendo atentamente a entrevista em alto volume.
Evidente, tudo mérito do entrevistado, dono de rico e pertinente conteúdo e linguagem acessível. O registro, portanto, passa longe de eventual cabotinismo. O entrevistador, nesse caso, é um detalhe.
Ele serve para exemplificar com um dado real a força e influência da mídia digital no cotidiano das pessoas.
Um vídeo gerado do canal de vídeo de um Portal em João Pessoa, na Paraíba, a MaisTV, do Portal MaisPB, rompe barreiras e chega facilmente a um público de milhões.
Algo, há pouco tempo, impossível de imaginar.
A internet veio para quebrar um paradigma. Não existe mais veículos grandes e pequenos. No território aberto e democrático da rede, o conteúdo é quem faz a diferença. E dita quem é quem.
(Nota: Rossandro Klinjey estourou para o Brasil exatamente quando um vídeo de uma entrevista na TV Itararé bombou na net).