De todos os poderes, o Legislativo tem em si o maior dos desafios. Como não produz uma atividade fim e nem presta um serviço direto à população, em tese, precisa se esforçar mais do que os outros para cravar sua relevância.
Diferente do Executivo, que pilota ações e entrega obras, e do Judiciário, que absorve, media e soluciona os conflitos.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, tem tentado habitar nesse ambiente diferenciado. Primeiro para dentro, com a modernização e reorganização da estrutura administrativa.
O Centro Administrativo do Legislativo, inaugurado hoje, é um avanço nesta direção. Desafoga e desobstrui o prédio da sede, até então sufocado para abrigo da estrutura parlamentar e administrativa, sem necessidade de uma onerosa, demorada e questionada transferência, que se chegou a cogitar.
Uma medida mais barata e sintonizada com estes tempos de economia, racionalização e otimização dos gastos públicos, preservando a simbologia e significado histórico e turístico da presença da Casa na Praça dos Três Poderes.
Medida que prepara os efeitos externos e sociais. Quanto mais se moderniza o Poder que legisla, debate e ressoa as demandas da sociedade, mais o fortalece como instrumento de cidadania.
Porque estamos vivendo um novo período histórico em que a já cansada sociedade cobra o sacrifício, a fatura e o retorno do que investe em cada Poder.
Tempos em que quem paga a conta quer resultados práticos, com o menor custo possível. Otimização que se vive na prática, em casa e na empresa.
De preferência, um Legislativo mais produtivo e menos caro. Gervásio vem assimilando essa mensagem.