"Pacto das Águas": a água chegou e agora? Cajazeiras sedia hoje debate da Transposição – Heron Cid
Bastidores

“Pacto das Águas”: a água chegou e agora? Cajazeiras sedia hoje debate da Transposição

24 de março de 2022 às 08h54

Cajazeiras (PB) – Autoridades, instituições e especialistas se juntam, na manhã desta quinta-feira em Cajazeiras, onde o autor do Blog está, para um seminário que promoverá um grande e estratégico debate: a Transposição do Rio São Francisco na Paraíba. Com as águas do “Velho Chico” escoando por terras do semi-árido paraibano a discussão é óbvia, mas absolutamente necessária e vital.

O tema foi puxado pela CDL/Cajazeiras, em parceria com a Fecomércio, Sesc e Senai. O evento terá dois painéis. O primeiro terá como tema “Oportunidades de Desenvolvimento da Região”, com o superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Paraíba, Rômulo Polari Filho, o membro da Câmara do Comércio Exterior, Marcelo Abrantes e o superintendente regional do Banco do Nordeste na Paraíba, João Nilton Castro.

O segundo discutirá a “Gestão das Águas para o Desenvolvimento Sustentável” e terá como debatedores o presidente da Agência Executiva das Águas da Paraíba (AESA), o diretor da Codevasf na Paraíba, Paulo José Paes Filho, Antônio Fernandes Filho, reitor da Universidade Federal de Campina Grande e o presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mário Borba.

Cajazeiras marca posição e instiga a Paraíba inteira – governos, academia, poderes e instituições – a refletir, estudar e mobilizar para começar a pensar sobre crucial e urgente pergunta: a água chegou! E agora?

A importância do Seminário trouxe a Rede Mais, o Portal MaisPB e o programa Hora H à Cajazeiras, sertão paraibano. O programa será excepcionalmente transmitido hoje direto dos estúdios da MaisFM 97,7, de Cajazeiras, e traz um resumo, saldo e desdobramentos do evento que marca o que já está sendo chamado previamente de “Pacto das Águas”, um compromisso público do uso sustentável e da geração de oportunidades para uma região que historicamente teve quase tudo negado. Ou desviado.

Comentários