A filiação de João e um manifesto pró-Lula – Heron Cid
Opinião

A filiação de João e um manifesto pró-Lula

24 de fevereiro de 2022 às 17h13
João Azevêdo reunirá militância do partido em eventos regionais

O reencontro de João Azevêdo com o “novo PSB” da Paraíba foi até, aqui, a reação política mais eloquente do governador às baixas de aliados, como Veneziano Vital (MDB) e Lígia Feliciano (PDT), e movimentos da oposição.

No mesmo evento, a articulação palaciana conseguiu passar mensagem de prestígio político, com a presença de considerável PIB eleitoral, e de estrutura partidária, referendada pela cúpula do PSB, partido com tradição, bancada, DNA socialista e inserção nacional.

Pelo volume e significado, a solenidade de filiação deu importante recado para dentro, com a política: o governador tem condições e disposição de formar uma ampla aliança. E para fora, com o eleitor: João confia no saldo de gestão, desafiada pela pandemia, como credencial para a reeleição.

A opção pela saída do Cidadania e a volta festiva ao PSB terminaram por gerar aquilo que a base governista esperava internamente: fato e sangue novo. Uma chamada geral e uma instigada no moral da tropa.

Até então jogando na defensiva, o time de João saiu da Maison Blu’nnelle como aquele atacante que entra em campo com vontade de fazer gol e ganhar o campeonato. Era o que, nitidamente, faltava, durante o período em que a prioridade administrativa deixou a política em segundo plano.

O movimento desta quinta-feira pode, também, ser resumido numa palavra: Lula. A filiação foi do governador, mas o ato virou um referendo público e conceitual ao palanque João/Lula na Paraíba. Pelas presenças e pelos discursos.

Na sua fala, João reiterou as críticas públicas que faz desde o começo do governo ao presidente Bolsonaro e fez uma declaração ousada para a temperatura do momento em que dissidência do PT paraibano trabalha para afastá-lo do lulismo: “Mais do que a minha própria reeleição, assumo aqui o compromisso com a eleição de Lula”.

Vestidos de vermelho e com bandeiras empunhadas, históricos militantes petistas gostaram do que viram e ouviram. Saíram com o sentimento de que Lula terá vários palanques na Paraíba, mas o que apoiam, o de João Azevêdo, com PSB, Rede, PCdoB e PV, da esquerda, será o maior deles.

Comentários