Eleições 2022: em Pernambuco, oposição larga na frente – Heron Cid
Bastidores

Eleições 2022: em Pernambuco, oposição larga na frente

23 de fevereiro de 2022 às 11h58

Diferente da Paraíba, onde o governador João Azevêdo lidera todas as pesquisas divulgadas até aqui, em Pernambuco é a oposição quem larga na frente na sucessão estadual.

É o cenário configurado na primeira pesquisa sobre a sucessão estadual de 2022, feita pelo Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), contratada pelo Blog do jornalista Magno Martins, parceiro do Portal MaisPB.

A pré-candidata do PSDB, Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE), lidera com 18,4%, seguida pelo pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, que aparece com 10,2%. Em terceiro lugar, Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão e pré-candidato do PL, desponta com 6,5%, enquanto o pré-candidato do PSB, o deputado federal Danilo Cabral, tem apenas 4,8%.

Antes dele, a deputada Clarissa Tércio, do PSC, aparece com 5,9%. João Arnaldo, do PSol, pontua 1,6% e Jones Manoel, do PCB, é o último com 1,1%. Brancos e nulos somam 26,6% e indecisos 24,9%.

A pesquisa foi a campo entre os dias 17 e 20 deste mês, sendo aplicados dois mil questionários em 86 municípios nas diversas regiões do Estado. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-07875-2022.

Em Pernambuco, o PSB está no poder desde 2007, quando da eleição do jovem governador Eduardo Campos. Depois de reeleito, Campos conseguiu emplacar o então secretário Paulo Câmara.

O escolhido do grupo é o deputado federal Danilo Cabral (PSB). Com vantagem, a oposição não dá sinais de união e, semelhante à Paraíba, deve marchar dividida entre Raquel Lyra, Miguel Coelho e Anderson Ferreira.

O PSB de Pernambuco está no poder desde 2007, quando da eleição do jovem governador Eduardo Campos. Ele emplacou o então secretário Paulo Câmara, que se reelegeu e agora apostas fichas no deputado federal Danilo Cabral (PSB). À semelhança da Paraíba, a oposição vai dividida com Raquel Lyra, Miguel Coelho e Anderson Ferreira.

Confira a pesquisa completa no Blog de Magno Martins.

Comentários