O que mais choca, a tragédia na Bahia ou a indiferença de Bolsonaro? – Heron Cid
Ponto de Interrogação

O que mais choca, a tragédia na Bahia ou a indiferença de Bolsonaro?

29 de dezembro de 2021 às 14h28

29 de outubro de 1966. Oito dias após uma avalanche de uma mina matar 144 moradores, destes 116 crianças dentro de uma escola primária, a rainha Elisabeth visitou a vila de Aberfan, no País de Gales.

A visita foi considerada tardia, mas a presença arrancou da soberana cena rara o protocolo inglês. Diante do desastre e do luto das famílias, a matriarca – conhecida pela frieza e autocontrole – chorou.

Na tragédia das chuvas da Bahia, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a região duas semanas atrás, no começo da crise. Depois disso, morreram 21 brasileiros.

Calcula-se em mais de 77 mil desabrigados ou desalojados. Os afetados são quase meio milhão de baianos, mas as imagens recentes que marcam e surpreendem são as de Bolsonaro em pleno lazer, um contraste ao atual desespero dos baianos.

Para o momento de desalento, agravado substancialmente nos últimos dias, nenhuma viagem de ministro ou providência do governo, com envio de recursos financeiros e donativos, consegue ser maior do que o simbolismo da presença do presidente de um Brasil decididamente solidário.

Se falta a insubstituível figura do líder para alento e comando in loco, a indiferença das cenas do presidente em puro estado de diversão e clima de férias no sul do país, em oposição ao momento trágico, é de constranger até os gelados britânicos.

*Correção e atualização às 17h15

Comentários