Vale grita pelo Ramal do Piancó – Heron Cid
Opinião

Vale grita pelo Ramal do Piancó

21 de agosto de 2021 às 09h08
Programa Hora H nos estúdios da Rádio Conceição FM 100,3

(Conceição-PB) – Cada região por onde andamos no projeto #PartiuHoraH tem sua luta. No Vale do Piancó, onde o autor do Blog apresentou ontem o programa para 21 emissoras da Rede Mais Rádio, a palavra de ordem é o Ramal da Transposição do Rio São Francisco.

O grito foi verbalizado na voz do ex-prefeito Alexandre Braga (Avante), reverberado pelo prefeito de Ibiara, Nenivaldo Barros (Cidadania) e do deputado estadual Júnior Araújo (Avante).

A obra é uma ligação do canal em Mauriti (CE) até Conceição. A intervenção, uma espécie de terceiro eixo da Transposição na Paraíba, além do Leste (inaugurado em 2017) e o Norte (em obras), garante segurança hídrica para a região e a perenização do Rio Piancó.

“Conceição tem pelo menos 600 famílias que moram e trabalham hoje em dia no pólo da fruticultura em Juazeiro/Petrolina. Com esse Ramal e a perenização do Piancó, muitas dessas famílias voltariam à terra natal para produzir com perspectiva de sobrevivência”, exemplificou Braga.

O senador José Maranhão, falecido este ano vítima da Covid-19, era um dos grandes entusiastas do projeto. Com a morte dele, o assunto de certa forma esfriou. Mas, sem razão. Todo o material a ser usado (tubulação) na obra foi licitado e comprado, em dezembro do ano passado. Falta agora a realização do serviço, cujo custo é estimado em R$ 144 milhões.

Recentemente, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, durante agenda em  Guarabira, no brejo paraibano, previu para outubro a assinatura da ordem de serviço. Até lá, as vozes do Vale não pretendem calar até o Ramal começar a andar e a esperança de novos tempos voltar a irrigar o coração da região.

Comentários