Vídeo-reportagem: cartas, livros e músicas inéditas, o trabalho de despedida de Belchior – Heron Cid
Vídeo

Vídeo-reportagem: cartas, livros e músicas inéditas, o trabalho de despedida de Belchior

1 de agosto de 2021 às 09h23

(TIBAU DO SUL-RN) – Promessa é dívida. Uma semana depois de anunciar aqui que havia achado, visto e ouvido um precioso tesouro, escondido e bem guardado, cumpro a anunciação.

Leia mais: Achei o tesouro escondido de Belchior, sob os cuidados de um fiel guardião

Uma parte viva e intocada de Antônio Carlos Belchior, emblemático nome do cancioneiro latino-americano, com músicas, cartas e livros sob os cuidados de José Gomes Neto, intelectual, escritor e professor de Linguística.

Professor José Gomes Neto em entrevista ao autor do Blog

Antes de morrer, Belchior gravou sonetos do poeta catarinense Cruz e Sousa, mestre do Simbolismo brasileiro, de quem era admirador da obra.

Também entregou ao doutor Gomes Neto um livro intitulado “Cartas de São Paulo ao Ribeirão desta Ilha , um material que muita gente e veículos de comunicação já noticiaram.

Ninguém, até então, tinha pessoalmente visto e lido. Com direito, a spoiler das músicas desconhecidas e da introdução do livro que o artista deixou pronto e acabado. À espera, apenas, de publicação.

Até quando, instigado pelo espírito de repórter que ainda vive em mim, achei num apartamento na beira-mar de Natal o “Zezão”, como o artista cearense chamava o amigo de quatro décadas, igualmente nordestino, de Mossoró-RN.

O resultado deste garimpo está aqui, nesta reportagem, registrada pela competente equipe da Grão de Histórias, conceituada produtora de vídeo que leva a assinatura do exímio diretor Hiram de Castro.

Em tempo: a arrecadação de recursos na Benfeitoria, site de financiamento coletivo, alcançou R$ 31.604,00 da meta de R$ 88.270,00.

A verba serviria para viabilizar a nova gravação do disco inédito de Belchior, com os poemas de Cruz e Sousa. O dinheiro será devolvido.

E o último trabalho do cantor e compositor de Alucinação e Sujeito de Sorte, entre tantos sucessos, em vida, permanece, ainda, um enigma para o grande público. Como foi sua vida, auto-exílio e morte.

Contatos:

Quem quiser saber mais e adquirir material ligado a Belchior, Cancioneiro Belchior ou o livro Cruz e Sousa: travessias, eis os contatos:

Email: [email protected]

Telefone: WhatsApp (48)991055563.

“A venda desses livros será muito importante para ajudar a pagar parte das despesas com a divulgação do projeto”, acentua o professor Gomes Neto.

Comentários