Histórias da Paraíba: um restaurante com sabor de pai, filho e neto – Heron Cid
Crônicas

Histórias da Paraíba: um restaurante com sabor de pai, filho e neto

14 de julho de 2021 às 00h08

(SOLEDADE-PB) – No simpático Restaurante São Lourenço, em Soledade, distante 190 km da capital da Paraíba, serve-se o que sagrou-se a marca do município-passagem: sanduíche de queijo de manteiga e carne de sol com cuscuz e macaxeira.

O estabelecimento é um dos que, em dias normais, ficam lotados por viajantes que vão e vêm na BR-230, a principal rodovia na espinha dorsal da Paraíba. Cresceu e também virou Pousada.

Conheci ambos por ocasião da passagem da Hora H por Soledade, no projeto #PartiuHoraH pelas cidades e emissoras que transmitem a atração jornalística da Rede Mais Rádio em toda a Paraíba.

O empreendimento bem frequentado guarda consigo uma bonita história de vida que começou cinco décadas atrás com José Francisco da Silva, um caririzeiro nato. E quem conta é o senhor Jurandir Lourenço, de 78 anos, o filho que herdou o comércio construído a duras penas pelo pai.

“Meu pai era um analfabeto, mas tinha visão de comércio, tinha vivência. Ele criou 15 filhos e só não se formou quem quis seguir no comércio. Para mim, ele foi um herói”, exclama seu Jurandir, com voz embargada e olhos marejados.

O pai era um forte. Não morreu antes de completar 106 anos de vida e de luta. O Restaurante continuou de pé e segue firme. Agora tocado por um neto do fundador, o filho de seu Jurandir, mas o sucessor de seu José não deixa de dar expediente e distribuir simpatia aos clientes.

Ele atende pessoalmente no caixa. Pela desenvoltura e disposição, nem de longe parece que já caminha para a oitava década de vida. “As coisas feitas com honestidade e agradecendo os clientes, Deus ajuda”, diz, como quem está partilhando a receita do sucesso. Simples e complexa ao mesmo tempo.

Por lá, passa gente todo os dias do Brasil inteiro. Pessoas que buscam uma parada para recarregar as baterias das estradas indormidas e cansativas e encontra pouso, repouso e comida da boa para garantir novos quilômetros de jornada.

Se passar por Soledade, não deixe de conhecer seu Jurandir. Além da refeição tipicamente paraibana, se der sorte encontrará com ele e ainda ouvirá frases, histórias e lições de sabedoria: “O homem que tem perseverança vai à frente”. Palavra de quem foi formado na faculdade da vida.

Comentários