De ponto de passagem à parada industrial, a aposta de Soledade – Heron Cid
Opinião

De ponto de passagem à parada industrial, a aposta de Soledade

13 de julho de 2021 às 23h23

(SOLEDADE-PB) – Quem já não passou e parou em Soledade, metade do caminho para quem se desloca do Sertão para João Pessoa e vice e versa?

Pela localização estratégica, na junta entre Cariri, Curimataú, Sertão e Agreste, o município de 15 mil habitantes virou referência rodoviária e seu povo aproveitou para consolidar o comércio de alimentação.

Mas, a vocação de Soledade não se restringe à gastronomia do queijo de manteiga e carne de sol com cuscuz. O município quer mais e corre atrás disso.

Prefeito pelo segundo mandato, Geraldo Moura Ramos (PP) acredita que a geografia e o potencial da extração de minério credenciam a cidade a polo regional industrial.

O mineral extraído aqui e explorado em outras regiões da Paraíba e do Brasil pode ser beneficiado nas suas próprias terras. Como viabilizar essa potencialidade?

Fortalecendo a infraestrutura e convencendo a região, com seus oito municípios no entorno, a fazer a mesma aposta.

As duas coisas estão sendo feitas ao mesmo tempo. Prefeitos da região se associaram a Moura na luta pelo polo e o gestor de Soledade abriu contatos com o Insa, Fiep e Sudene.

A TransParaíba, obra que avança no Governo João Azevêdo, vai garantir segurança hídrica. Há uma promessa da PBgás de estender a rede até Soledade.

Se tudo isso prosperar, o município terá um argumento técnico sólido para convencer as empresas que produzem tintas e cimento a abrirem suas fábricas bem próximo da fonte de matéria-prima.

Geraldo Moura faz uma pregação interessante. E seu discurso não se limita a puxar a brasa para a própria sardinha. Ele fala em desenvolvimento regional, na produção de emprego, renda e receitas no Interior do Interior, como este Blog já defendeu abertamente.

A Paraíba só será forte quando não apenas João Pessoa e Campina Grande forem isoladamente os maiores centros econômicos, e mais alguns quatro ou cinco municípios polos. É preciso avançar e potencializar os arranjos de municípios menores. Possibilitar um ciclo sistêmico e descentralizado.

“Eu defendo o êxodo reverso. Com oportunidade, podemos fazer muita gente voltar pra sua terra”, assinalou o prefeito em entrevista ao autor do Blog durante o Programa Hora H, da Rede Mais Rádio, que começou por Soledade uma caravana nas principais cidades e regiões da Paraíba e onde estão localizadas as 21 emissoras da rede.

O exemplo de Soledade deve encorajar e inspirar mais municípios paraibanos a olhar para dentro de si e enxergar o que ninguém ver. A Paraíba tem muitas riquezas escondidas à espera de garimpeiros do desenvolvimento. Mãos à obra.

Comentários