Entrevista: parceria entre Zeca Baleiro e Rodrigo Bittencourt tem sabor de "Jaboticaba" – Heron Cid
Bastidores

Entrevista: parceria entre Zeca Baleiro e Rodrigo Bittencourt tem sabor de “Jaboticaba”

26 de junho de 2021 às 12h42

A nova entrevista da capa do Portal MaisPB, conduzida pelo maestro Kubitschek Pinheiro, traz uma parceria com gosto de “Jaboticaba”, título do novo single da dupla. A matéria e a entrevista estão logo abaixo. Vale a pena saborear:

O cantor Rodrigo Bittencourt, compositor, diretor de cinema, TV e teatro, roteirista e escritor está lançando em parceria com Zeca Baleiro, o single “Jaboticaba”. Uma canção focada numa mulher negra e no Brasil com suas belezas e mazelas, um país tão diverso e desigual. “Jaboticaba” é uma canção bem construída do século 21. E tem seus recados.

O artista conta que conheceu a moça numa festa em São Paulo. Quando Zeca Baleiro soube da história, sugeriu que os dois fizessem uma canção. Rodrigo diz que a mulher da letra “é a mulher que está ou deveria estar no imaginário de cada homem e também de cada mulher. É a mulher do Brasil, a preta que me comove, que funda o nosso país e que gera os filhos desta terra”.

A música tem uma sonoridade delicada, baseada em cordas e traça, numa analogia com a fruta jabuticaba, recheada de metáforas sobre as questões raciais e sobre o amor inter-racial.

A partir da fruta jabuticaba os artistas buscam e esperam romper o padrão. E tem o momento cultural. Ele achou que o nome da moça, Jaboticaba, parecia ter saído de um conto do Machado de Assis. “Jaboticaba, raça cheia de glória, pretos cantando vitória, cheios de amor para dar” ou “Ah… Vida vida, longa espera, acuada fera, o amor vingará!”, trecho da letra.

Jaboticaba tem sonoridade delicada, toda baseada em cordas, a música canta o amor geral, e brada com sutileza contra a falta de empatia para com a diferença, num Brasil despedaçado, cuja razão de existir é a miscigenação. Neste single, pura poesia, os dois fazem um dueto que marca a parceria que vem de longe.

Confira a entrevista com Rodrigo e Zeca. Clica aqui.

Comentários