Fiocruz recomenda articulação conjunta de João Pessoa e Campina – Heron Cid
Bastidores

Fiocruz recomenda articulação conjunta de João Pessoa e Campina

26 de março de 2021 às 19h40

João Pessoa e Campina Grande precisam articular medidas conjuntas de enfrentamento à nova onda da pandemia e os seus respectivos devem baixar a guardar e deixar diferenças de lado por um objetivo comum.

Eis a opinião do insuspeito sanitarista e pesquisador Christovam Barcellos, do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um técnico distante das idiossincrasias políticas locais.

A fala do especialista faz todo sentido pelo choque de visões entre regras adotadas na região metropolitana de João Pessoa e medidas concebidas em Campina Grande, dois polos que naturalmente interagem social, geográfica e economicamente.

Desconhecer isso é, antes de tudo, ignorar o interfluxo das duas cidades, especialmente, nos fins de semana e feriados.

“É importante a gente articular esta medida de João Pessoa com Campina Grande, com outras cidades turísticas que podem atrair pessoas neste período de restrições”, reforçou Christovam.

Ele fez uma ponderação lógica: “Não adianta nada uma cidade tomar uma medida e a outra não. O que acontece, por exemplo, com a praia? Se você proibir em um município, a pessoa que tem carro vai para uma em outra cidade”.

O município que andar na contramão pode estar prejudicando, involuntariamente, à própria população local, sob a equivocada justificativa de se diferenciar.

“Se você proibir em um município, a pessoa que tem carro vai para uma em outra cidade. Isso de maneira alguma pode ser permitido. Do mesmo modo o comércio. Isso vai gerar mais fluxo ainda. Isso na verdade é um perigo para estas cidades que irão continuar funcionando”, ressaltou.

Fica o alerta.

Comentários