Maranhão, um bom brasileiro (por Hylda Cavalcanti) – Heron Cid
Opinião

Maranhão, um bom brasileiro (por Hylda Cavalcanti)

9 de fevereiro de 2021 às 14h30 Por Heron Cid

José Maranhão era o nordestino típico: exigente, duro com os adversários nas reuniões, do tipo que sabia se impor na busca por recursos para o seu estado e, ao mesmo tempo, educado com assessores e jornalistas.

Isso, tanto nas reuniões da comissão de Orçamento, que presidiu, como também na relatoria de alguns projetos emblemáticos do Senado e nas vezes em que ficou fora do Congresso e esteve em Brasília como governador.

Era uma boa fonte, atendia o telefonema dos jornalistas que gostava de imediato, com a velha frase “estou contando dessa forma porque é para você”. Eu sempre brincava e dizia “tá bom, senador. Vou fingir que acredito”.

Cobri, para a Revista Nordeste, a ocasião em que ele assumiu o governo da Paraíba – uma das várias vezes – depois de uma decisão do TSE que o favoreceu, impugnando a vitória do seu adversário.

Estava tudo preparado para Maranhão e equipe embarcarem de imediato, caso o resultado do julgamento do tribunal fosse positivo, de Brasília para João Pessoa num aviãozinho fretado. Isso, já durante a madrugada, porque os paraibanos estavam aguardando.

Como na época tinham sido registrados alguns acidentes aéreos, quando fui entrevistá-lo, em tom de cuidado, fiz um alerta: “cuidado, senador”. Ele deu uma risada e respondeu: “Oxe, menina”, todo feliz. Foi recebido com festa pela população, horas depois.

O encontrei na última vez em fevereiro do ano passado, no Senado, pouco antes de começar a pandemia. Fizemos festa um com o outro e eu lhe contei que estava trocando de veículo e começaria a trabalhar em poucos dias no Jornal de Brasília. “Precisarei do senhor e suas informações, mais uma vez”, avisei. “Conte comigo”, respondeu.

Veio o isolamento, começaram a ser realizadas sessões remotas no Congresso e não nos vimos mais até a notícia de que tinha contraído esse vírus infame. Vá em paz, senador. Com sua morte, o Brasil e a Paraíba perdem um bom brasileiro!

Blog do Magno Martins

Comentários