Em Ouro Velho, um novo fenômeno – Heron Cid
Bastidores

Em Ouro Velho, um novo fenômeno

12 de outubro de 2020 às 18h07
Ouro Velho, cariri paraibano

O desempenho muito acima da média e incomum do candidato Augusto Valadares (DEM), em Ouro Velho, dono hoje de 78,4% das intenções de voto, é a demonstração cabal do efeito do apoio de uma gestão muito bem avaliada.

Na cidade caririzeira, o advogado é apoiado pela prefeita Natália de Júnior, que ostenta (acreditem!!!) 95,6% de aprovação da população. Faltou pouco, muito pouco, para atingir a unanimidade dos munícipes.

Mas, como toda a unanimidade é burra, sobraram 3,6% de insatisfeitos com o modelo de gestão da prefeita.

O nível de satisfação é traduzido por um fato prático e recente. Ouro Velho foi o último município paraibano a registrar contaminação pela covid-19.

O alto grau de aceitação provoca reflexo reverso. A oposição no município se arrasta com apenas 8,8% (Irmã Paula) da preferência do eleitorado local.

Os dados reluzem. Em Ouro Velho, o apoio da prefeita é uma joia rara.

Confira os dados da pesquisa na matéria publicada pelo Portal MaisPB.

Se as eleições fossem hoje em Ouro Velho, no Cariri paraibano, Dr. Augusto Valadares (Democratas) seria eleito com 78,4%. A segunda colocada é Irmã Paula (PSD), que teria 8,8% dos votos. Branco, nulo ou nenhum somam 4,4%, enquanto indecisos ou que ainda não sabem representam 8,4% do eleitorado. É o que apontam os dados do cenário da pesquisa estimulada realizada no município pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB, divulgada nesta segunda-feira (12).

Fonte: Instituto Opinião

Pesquisa espontânea

De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores), Dr. Augusto Valadares também lidera a disputa com folga. Ele aparece com 69,6% das intenções de voto, contra 6,8% da Irmã Paula. Dr. Júnior, que não é candidato nas eleições deste ano, recebe 4% das citações espontâneas. Brancos, nulos e nenhum somam 2,8% e indecisos ou não sabem alcançam 16,8%.

Fonte: Instituto Opinião

Gestão da atual prefeita, Natália de Dr. Júnior, é aprovada por 95,6% da população 

O Instituto Opinião também avaliou, junto ao eleitorado do município, a avaliação da gestão municipal. A administração da prefeita, Natália de Dr. Júnior, é aprovada por 95,6%.

3,6% dos munícipes reprovam o modelo de governança do atual prefeito da cidade, enquanto 0,8% não sabem ou não quiseram responder ao questionamento.

Fonte: Instituto Opinião

João Azevêdo aprovado por 61,6% em Ouro Velho

Já a forma como o governador João Azevêddo (Cidadania) vem administrando a Paraíba é aprovada por 61,6% dos moradores de Ouro Velho.

No município, 19,6% dos eleitores desaprovam a gestão de João, outros 18,8% não sabem ou não quiseram responder.

Fonte: Instituto Opinião

Aprovação de Bolsonaro é de 48,4%

A pesquisa do Instituto Opinião revelou que o modelo de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebe aprovação de 48,4% da população.

Bolsonaro é reprovado por 36% dos eleitores. Do universo pesquisado, 15,6,% não sabem ou não quiseram responder ao questionamento do Instituto Opinião.

Fonte: Instituto Opinião

Dados Técnicos – A pesquisa do Instituto Opinião foi registrada na Justiça Eleitoral sob o Protocolo PB-09725/2020 e ouviu 250 entrevistados em localidades de Ouro Velho.

As entrevistas foram realizadas no dia 05 de outubro nas seguintes localidades: Alto do Chorão, Alto dos Pedros, Balanço, Boa Vista dos Barões, Boa Vista dos Marques, Boa Vista dos Nunes, Boa Vista dos Pedras, Boa Vista dos Zuza, Boca de Sapo, Caixa D’água, Carnaíba, Centro, Conjunto Antônio Cordeiro de Souza, Conjunto José Mariz, Dependência, Olho D’água Baixo, Olho D’água Cima, Pilões, Pitombeira, Ponto Leão II, São Paulo dos Dantas, Vila Mabel e XiqueXique.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 6,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Instituto Opinião – Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, sediado em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB – Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política. O MaisPB é a plataforma embrionária da Rede Mais, que contempla blogs (Heron Cid, Wallison Bezerra e Maurílio Júnior), e o Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19h, em rede estadual para 20 emissoras de rádio das principais regiões da Paraíba.

MaisPB

Comentários