RedeMais/Opinião: Tyrone lidera com 43,5%; Zé Célio tem 21,5% e André 10,8% – Heron Cid
Bastidores

RedeMais/Opinião: Tyrone lidera com 43,5%; Zé Célio tem 21,5% e André 10,8%

30 de julho de 2020 às 12h02

O prefeito de Sousa e candidato à reeleição, Fábio Tyrone (Cidadania), lidera com uma dianteira de 20 pontos percentuais as intenções de voto no município. De acordo com dados da pesquisa do Instituto Opinião, o gestor lidera com 43,5% da preferência dos entrevistados, mais do dobro do segundo colocado, o médico Zé Célio (PSC), que tem 21,5% da preferência do sousenses. Os números foram divulgados na noite desta quarta-feira (29) no programa Hora H, da Rede Mais Rádio, e no Portal MaisPB.

O ex-prefeito André Gadelha (MDB) é o terceiro mais lembrado para eleição de novembro, com 10,8% das intenções de voto. O ex-deputado Leonardo Gadelha (PSC) é o escolhidos de 2,8% dos entrevistados.

Osnildo Silveira (PCdoB) e Valdecir Filho (PRTB) aparecem com 0,5%, cada. Esdras Nascimento (PSL) não pontuou na pesquisa estimulada.

Branco, nulo ou não sabem somam 10,3%. Indecisos ou não sabem são 10,1%.

Rejeição dos candidatos

O Instituto Opinião também perguntou em quais dos nomes apresentados o eleitor sousense não votaria de maneira alguma.

O ex-prefeito André Gadelha é o mais rejeitado, com 29,5% das respostas. O atual prefeito Fábio Tyrone tem a segunda maior rejeição. Ele é rejeitado por 12% da população.

Segundo a pesquisa, 6,3% dos eleitores rejeitam Osnildo Silveira. O ex-deputado Leonardo Gadelha aparece com 4,3%, Dr. Zé Célio tem 3,3%, Valdecir Filho e Esdras Nascimento empatam em 2,5%, cada.

São 9,8% os eleitores que rejeitam todos e 29,8% os que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados.

Pesquisa espontânea: Fábio Tyrone também lidera

Fábio Tyrone também lidera na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta nomes. O Instituto Opinião perguntou: se a eleição fosse hoje em quem o senhor (ou senhora) votaria para prefeito de Sousa?

O prefeito e candidato à reeleição larga com 33,3% da preferência espontânea, seguido de André Gadelha com 5,8% das intenções de votos. Doutor Zé Célio surge com 5,0% e Leonardo Gadelha, em último, com 0,5%.

Branco, nulo e nenhum atingem 10% das respostas. Indecisos e não sabem são 45,4%.

Gestão Fábio Tyrone tem 70,8% de aprovação

A pesquisa RedeMais/Instituto Opinião quis saber ainda como os sousenses avaliam a gestão do atual prefeito da cidade, Fábio Tyrone (Cidadania).

A forma como o gestor administra Sousa é aprovada por 70,8% dos eleitores entrevistados.

Por outro lado, 16,8% desaprovam o modelo administrativo de Fábio Tyrone em Sousa.

Dados técnicos

A Pesquisa Rede Mais/Instituto Opinião foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sob o número PB- 03801/2020.

Foram ouvidos 400 entrevistados entre os dias 24 e 25 de julho em 49 bairros e comunidades da zona rural do município de Sousa.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Alto Capanema, Alto do Cruzeiro, André Gadelha, Angelim, Areias, Boa Vista, Cadeado, Caiçara Batista, Caiçara, Carnaubinha, Centro, Curralinho, Estação, Frei Damião, Gato Preto, Guanabara, Jangada, Jardim Brasília, Jardim Iracema, Jardim Santana, Jardim Sorrilandia I, Jardim Sorrilandia II, Jardim Sorrilandia III, Lagoa das Estrelas, Lagoa, Lamarão, Macacos, Mãe d’Água, Malhada da Pedra, Maria de Lourdes, Maria Raquel, Massapê dos Dias, Matumbo, Molhado dos Alves, Mutirão, Núcleo 01, Núcleo 02, Núcleo 03, Pereiros, Rachel Gadelha, Riachão dos Anísios, Riachão dos Gatos, Salguim, São Gonçalo, São José, São Vicente, Torrões, Várzea da Cruz e Zú Silva.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados verificados no total da amostra.

MaisPB

Comentários