Surpresa: a reforma avança (por Carlos Alberto Sardenberg) – Heron Cid
Bastidores

Surpresa: a reforma avança (por Carlos Alberto Sardenberg)

4 de julho de 2019 às 15h00
Bolsonaro entrega proposta de reforma da Previdência a Rodrigo Maia (Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Os torcedores sempre reclamaram dos erros de arbitragem que não raro definiam campeonatos. Inventou-se o VAR. Pois não é que estão reclamando que a checagem demora demais e chega a ser excessivamente rigorosa?

Mal comparando, é como na reforma da Previdência e no Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Europeia. Sempre se dizia que o Brasil não tinha futuro com uma economia tão fechada e com contas públicas em frangalhos. Pois saiu um amplo tratado de abertura, e a reforma está andando. E o que dizem? Que não é lá essas coisas e que não é só por isso que a economia vai reagir.

Convém, portanto, reparar. A reforma da Previdência está saindo melhor do que se esperava. E mais: formou-se um entendimento bastante amplo em torno da necessidade de conter a crescente despesa previdenciária, o que parecia impossível não faz muito tempo.

Aquelas teses ridículas, segundo as quais não há déficit e que o dinheiro da Previdência reformada vai todo para os bancos, acabaram caindo onde sempre deveriam ter ficado: na vala comum da ignorância e/ou dos privilégios com dinheiro público.

A idade mínima de aposentadoria foi à votação no Congresso, pela primeira vez, em 1995. Era de 60 anos e não passou. Durante esses 25 anos, o Brasil foi peça rara: o único país relevante sem a regra de idade mínima. Portanto, sim, foi uma enorme perda de tempo, além da criação de um déficit que restringe e piora a prestação de serviços públicos. Mas se for aprovada agora, já aos 65 anos, e com todas as demais medidas de contenção do gasto, será um avanço e tanto.

O mesmo vale para o acordo fechado com a União Europeia. Também foram praticamente os mesmos 25 anos de negociação, duas décadas e meia de economia fechada e de perda de oportunidades naqueles momentos em que o comércio mundial decolou. Num mundo de dezenas e dezenas de tratados de livre comércio, o Brasil permaneceu no âmbito limitado do Mercosul.

Mas que o acordo saia agora, também é um avanço e tanto.

A reforma da Previdência, sobretudo se levar mesmo a uma economia de em torno de R$ 1 trilhão, vai desafogar o gasto público e permitir que o Estado volte a prestar serviços melhores para o conjunto da população. Com as finanças equilibradas, o governo toma menos dinheiro emprestado, paga menos juros, não atrapalha o setor privado.

O acordo com a União Europeia é simplesmente a ampliação de oportunidades de negócios com um PIB de US$ 19 trilhões, produzido por países ricos, com população de alto poder aquisitivo.

Os dois avanços certamente ajudarão a economia brasileira a sair do marasmo em que se encontra. Não basta? Não, ainda há muita coisa atrasada. Mas é um baita passo.

Agora, os reparos.

Um imperdoável, até aqui pelo menos: aumento de impostos. O relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), colocou uma contribuição previdenciária nas exportações agrícolas. Não pode. Não se exporta imposto, pois isso encarece o produto nacional. É um tiro no pé — e logo agora que o agronegócio se prepara para vender mais na Europa.

Outra barbaridade: colocar alíquota de imposto na Constituição. Isso mesmo. A reforma é uma emenda constitucional, e lá o relator colocou um aumento na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido — um tipo de Imposto de Renda — sobre bancos e cooperativas de crédito.