Sheherazade no centro da polêmica do impeachment de Mourão – Heron Cid
Bastidores

Sheherazade no centro da polêmica do impeachment de Mourão

22 de abril de 2019 às 09h28

A jornalista Raquel Sheherazade, apresentadora do SBT, foi arrastada para o centro de uma nova polêmica: o pedido de impeachment contra o vice-presidente Hamilton Mourão, protocolado pelo deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP). No documento que pede a cassação do general por conspiração, o autor da proposta cita uma curtida do militar à uma tuitada em que a jornalista critica Bolsonaro e elogia o vice. Raquel reagiu contundentemente à alegação. “Não passa de mais um factoide para agitar militância, criando uma falaciosa conspiração do vice”, disse ela à Folha.

Joelmir Tavares

(São Paulo) Por causa de uma mensagem no Twitter elogiosa ao vice-presidente da República, a jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora de telejornal no SBT, se viu envolvida em um processo que pede o impeachment do general Hamilton Mourão (PRTB).

Ela não gostou nada de ir parar na petição apresentada pelo deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP) na quarta-feira (16) com o objetivo de tentar derrubar o vice de Jair Bolsonaro (PSL). “Esse pedido de impeachment não tem respaldo político nem legal. Não passa de mais um factoide para agitar militância, criando uma falaciosa conspiração do vice”, disse ela à Folha.

A história começou no último dia 8, quando Sheherazade foi ao Twitter dar parabéns a Mourão “pela lucidez” em uma palestra na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

“Finalmente um representante do governo não nos causa vergonha alheia. Muito pelo contrário: o vice mostrou como ele e o presidente são diferentes: um é o vinho, o outro vinagre”, escreveu na rede social.

Quatro dias depois, a jornalista compartilhou com seu 1,5 milhão de seguidores o que chamou de “a glória”: o perfil de Mourão havia “curtido” a mensagem.

Para Feliciano, proeminente nome da bancada evangélica, a reação positiva ao tuíte de Sheherazade é uma das provas de que o vice está conspirando para tomar o lugar de Bolsonaro.

“O deputado parece desconhecer a Constituição e as leis do país”, rebate a apresentadora, para quem o botão de coraçãozinho marcado por Mourão na postagem nem de longe seria suficiente para justificar um pedido de impeachment.

O documento protocolado na Câmara dos Deputados afirma que o vice “de forma desavergonhada chancelou”, nesse caso, “uma crítica severa” feita a Bolsonaro.

“Curtida em tuíte é um nada jurídico”, prossegue a apresentadora do SBT. “A vigília ostensiva desse tipo de interação por parte do deputado [Feliciano] nos fala mais sobre a prática do parlamentar do que sobre o caráter do vice-presidente. Enquanto um trabalha incessantemente em prol do governo e do país, o outro negligencia suas obrigações parlamentares para se tornar um fiscal de curtidas. Não pagamos o salário do senhor Feliciano para ser vigia de redes sociais.”

Ela acrescenta que, “como apoiador do governo, Feliciano deveria estar atuando na articulação política” para a aprovação da reforma da Previdência defendida por Bolsonaro. “Não cabe a ele gerar desconfiança, dissidências e ódios dentro do núcleo do governo.”

Folha

Comentários