Ainda bem que o Brasil tem Paulo Guedes. Por Mario Rosa – Heron Cid
Bastidores

Ainda bem que o Brasil tem Paulo Guedes. Por Mario Rosa

26 de março de 2019 às 16h00
Poder360 Ideias - Paulo Guedes, jantar no Piantas. Brasilia, 05-02-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O governo está completando quase 100 dias e não aprovou nada de concreto de sua agenda de mudanças. Mas o programa de reformas do ministro Paulo Guedes é um espetáculo. A base política do governo encontra-se, para dizer o mínimo, absolutamente dispersa e sem rumo.

Mas você ouviu o discurso do ministro Paulo Guedes em Washington? Quanta clareza, quanta consistência? O presidente Jair Bolsonaro vem criando algumas polêmicas desnecessárias e desgastantes para sua popularidade, como o famoso vídeo do “golden shower” (agora providencialmente já retirado pelo próprio se sua conta do Twitter). Mas… como o ministro Paulo Guedes fala coisa com coisa não?

O guru do regime já chamou ministros de “filho da puta” e o governo de “privada”, sem contar que disse que a atual gestão não fez nada e que se continuar assim não dura 6 meses, se não acabar com a mídia. Mas o ministro Paulo Guedes é muito articulado e possui um diagnóstico impressionante. Suas sugestões sobre como o Brasil pode sair da crise são impressionantes.

Os escândalos de corrupção eleitoral no PSL minaram uma parte do discurso de renovação da política e a manutenção do atual ministro do Turismo, cuja campanha foi financiada pelos mecanismos hoje colocados sob suspeição, traz para dentro do governo uma mancha desnecessária e precoce de desgaste. E o ministro Paulo Guedes? Esse programa de redução do tamanho do Estado dele parece uma sinfonia aos ouvidos do mercado. Ele diz tudo o que precisa ser dito.

O vice-presidente da República é trucidado nas redes sociais por aliados do governo, é ostensivamente tratado de forma pouco lhana (para dizer o mínimo) pelo círculo íntimo do poder, de uma forma muito pior do que são tratados os adversários políticos do próprio governo. E o general Mourão o que fez? Apenas exprimiu declarações sensatas, posicionamentos irrepreensíveis do ponto de vista do interesse nacional desde que assumiu o cargo.

Mas o ministro Paulo Guedes já provou por A+B que o Brasil vai economizar 1 trilhão de reais com a reforma da Previdência e pavimentar uma década ou duas de crescimento sustentável a taxas de talvez 6% ao ano. Os tuítes palacianos criam crises quase que semanais com os outros poderes. Mas o ministro Paulo Guedes…você sabe, né?

Uma centena de dias depois da estreia do novo governo e, na prática, medida de impacto que tenha trazido melhora efetiva para a grande maioria das pessoas ainda não aconteceu. Mas o ministro Paulo Guedes já delineou todo um cenário de como o novo Brasil, redefinido por uma nova governança e uma nova política, poderá alcançar todo o seu potencial como nação. A questão sensibilíssima da segurança pública continua aterrorizando os brasileiros, sobretudo aqueles que se encontram sequestrados em nossas periferias espalhadas por todo o país.

No entanto, o ministro Paulo Guedes prevê que a economia brasileira, funcionando sob novos fundamentos, vai liberar o instinto selvagem de nosso capitalismo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que o governo é um deserto de ideias. O ministro Paulo Guedes? Não, não é uma miragem. É um oásis.

Então, estamos assim combinados: o governo pode criar todos os problemas que quiser, mesmo que sejam absolutamente desnecessários e que apenas tornem mais difícil sua complexa missão; as redes sociais oficiais podem espinafrar, azucrinar, empestear o ambiente político e institucional à vontade; os números todos (01, 02, 03, 04…) podem dizer o que quiserem, falar o que lhes der na telha, atacar a imprensa, o Judiciário, o Congresso, a Venezuela, Maduro; podemos ficar adiando por tempo indefinido a criação de empregos, a retomada do crescimento econômico, o combate urgente à criminalidade e a restauração de um ambiente mínimo de segurança pública. Sabe por quê? Porque ainda bem que o Brasil tem o ministro Paulo Guedes! Que sorte a nossa…Paulo Guedes é o trevo de quatro folhas do Brasil.

Poder360

Comentários