O "Trump dos Trópicos" – Heron Cid
Opinião

O “Trump dos Trópicos”

19 de março de 2019 às 11h19 Por Heron Cid
Bolsonaro e Trump; brasileiro se inspira em americano na campanha e no governo

“Trump dos Trópicos”. Essa foi a saudação merecida pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pela Fox News, televisão americana identificada com as causas e bandeiras do chefe de Estado dos Estados Unidos.

E Bolsonaro fez por ‘merecer’ o título. Na entrevista concedida à emissora, o ex-capitão elogiou a integralidade da política do mega-empresário, especialmente a do controle da entrada de imigrantes.

Jair se mostra totalmente alinhado com o script de Trump. Uma customização que não é coisa de hoje e nem apenas de modelo de governo.

Ainda candidato, o brasileiro seguiu à risca o estilo de Donald. Optou pela ruptura com a campanha tradicional e mandou para as cucuias o “politicamente correto”.

Assim como o americano, o Trump dos Trópicos confronta, sem cerimônias, mantras difundidos por representações de ativismos sociais, como o movimento LGBT.

A relação com as redes sociais é outro ponto em comum somente superado pela compatibilidade de ambos no discurso anti-imprensa.

“Há um grande número de notícias falsas, mas a população aprendeu a usar redes sociais e pessoas não mais acreditam nem confiam na imprensa tradicional”, metralhou, na entrevista à Fox.

De fato, dos dois se parecem muito, tanto que estão em lua de mel pública na cena internacional e o ex-deputado federal parece extremamente empenhado em seguir os passos do seu líder inspirador.

Algumas peculiaridades, porém, precisam ser consideradas.

Eles podem até ser parecidos no estilo, mas o Brasil não são os Estados Unidos, e vice-versa.

E um adicional que faz muita diferença: Trump não tem três filhos do barulho na política. Para a sorte dos Estados Unidos.

Comentários