Fim do celibato: só as mulheres podem salvar a Igreja Católica. Por Reinaldo Azevedo – Heron Cid
Bastidores

Fim do celibato: só as mulheres podem salvar a Igreja Católica. Por Reinaldo Azevedo

24 de fevereiro de 2019 às 09h00
Professora Linda Guisoni fala na abertura de encontro da Igreja Católica que debate o combate à pedofilia nas fileiras da própria Igreja

A Igreja precisa de mulheres. Em profusão. Inclusive na vida dos padres. No encontro que termina neste domingo, intitulado “A proteção de menores na Igreja”, os bispos ouviram pela primeira vez a exposição de uma… mulher! Trata-se da professora de Direito Canônico Linda Ghisoni.

Ao saudá-la, o papa Francisco — certamente um bom homem e de bons princípios — mostrou a inabilidade que tem a Igreja Católica, dita “A Esposa de Cristo”, para lidar com as mulheres. Ficou claro que o ambiente puramente masculino da hierarquia católica é tóxico à inteligência e à clareza. Afirmou o Sumo Pontífice:
Convidar uma mulher a falar não é entrar no modo de um feminismo eclesiástico. Porque, no final, todo feminismo acaba sendo um machismo de saia. Não. Convidar uma mulher para falar sobre as feridas da Igreja é convidar a Igreja a falar sobre si mesma, sobre as feridas que tem. E isso eu acho que é o passo que devemos fazer com muita força: a mulher é a imagem da Igreja, uma esposa, uma mãe. Um estilo. Sem esse estilo, falaríamos do povo de Deus, mas como uma organização, talvez um sindicato, mas não como uma família parida pela mãe Igreja.”

Bem, nem todo feminismo é um “machismo de saia”, por óbvio. Ademais, tomar a saia como metonímia na mulher já marca um distanciamento importante da realidade. O papa reitera a metáfora conhecida que associa a mulher à mãe, e está bem, mas confere a uma professora de Direito Canônico menos o dom do pensamento do que a faculdade da maternidade. E quem falava era uma especialista, uma estudiosa, uma cientista social. E, para tanto, a existência do útero e de outras especificidades da mulher é irrelevante.

A mulher, inclusive a do padre, pode salvar a Igreja. Chegou a hora de a Igreja aceitá-la para compreendê-la. Como resta evidente, ainda não compreende.

RedeTV

Comentários