Cor de laranja choque. Por Dora Kramer – Heron Cid
Bastidores

Cor de laranja choque. Por Dora Kramer

17 de dezembro de 2018 às 06h30

Na política, reza o dito, o que precisa ser explicado é complicado. Quando não há explicação convincente e consistente, avizinha-se a evidência de que alguém está bem enroscado. É o caso agora de Jair Bolsonaro & família e o nebuloso episódio do policial Fabrício Queiroz, que movimentou 1,2 milhão de reais em sua conta bancária entre os anos de 2016 e 2017, enquanto trabalhava como motorista para o deputado Flavio Bolsonaro, hoje senador eleito.

Pode ser que no momento em que o senhor e a senhora estejam lendo este texto o ex-assessor de quem o presidente eleito se diz amigo há quarenta anos já tenha se pronunciado a respeito. Se o fez e esclareceu, tanto melhor. Se não, estará se dando ao desfrute da segunda semana consecutiva em silêncio desde a divulgação do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre depósitos e saques incompatíveis com a renda e a atividade profissional do autor.

A título de comparação, rememoro a história do caseiro Francenildo Santos Costa, que há doze anos testemunhou a presença frequente do então ministro da Fazenda numa casa de lobby e outras atividades em Brasília, cuja existência Antonio Palocci dizia desconhecer. Mediante quebra ilegal de sigilo bancário, Francenildo foi acusado de receber suborno para dar aquela declaração. Isso foi numa tarde de sexta-feira. Pois no início da noite o caseiro já desmontava a farsa exibindo o recibo de 24 900 reais dados por seu pai biológico. Sem margem para dúvidas, o ministro foi demitido.

As coisas são assim: quando há justificativa, o fato fala. Quando não há, as versões sussurram e a suspeita prospera. Por exemplo, a de que Fabrício Queiroz esteja recolhido sob a proteção do antigo chefe, filho do amigo a quem, na condição de presidente eleito sob a égide do repúdio às transgressões na política, deveria primordialmente interessar a exposição de razões lícitas para um funcionário de médio escalão movimentar tanto dinheiro com saques e depósitos em datas coincidentes com os pagamentos a servidores da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde dava expediente no gabinete de Flavio Bolsonaro.