Moro não vai descer do palanque. Por Reinaldo Azevedo – Heron Cid
Bastidores

Moro não vai descer do palanque. Por Reinaldo Azevedo

4 de dezembro de 2018 às 10h30
O juiz federal Sergio Moro vota em Curitiba, no Paraná - 07/10/2018 (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Leio na Folha:
“Sob o comando do futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, a nova direção da Polícia Federal pretende reestruturar e reforçar o grupo responsável por investigar perante o STF (Supremo Tribunal Federal) crimes cometidos por ministros e políticos em exercício do mandato.”
(…)
Comento
Moro será ministro da Justiça e da Segurança Pública. Há uma boa chance de que não seja nem uma coisa nem outra e se dedique apenas a usar a musculatura que ganhou no Poder Executivo para seu trabalho de expurgos na política.

Na prática, o que se vai ter um é a política sob permanente vigilância de um grande chefe de polícia que terá instrumentos para transitar nos bastidores dessa mesma… política.

Os que estiverem no Executivo e não pertencerem à grei dos militares, de Paulo Guedes e do próprio Moro devem tomar especial cuidado. E os parlamentares que tratem de disfarçar até mesmo a respiração. J. Edgar Hoover tinha no comando do FBI menos poderes do que Moro terá no Ministério da Justiça. É pouco provável que o ex-juiz queira ficar 37 anos no cargo. Certamente planeja voos maiores.

A estrutura que montou até agora não tem a menor intimidade com o combate à insegurança pública. Ele vai continuar, e deixou isso claro na palestra que deu em Madri, com o seu trabalho de suposta depuração da política.

É compreensível que esse ministro da Justiça não queria saber de assuntos que seriam de sua competência, como a Funai, por exemplo.

O negócio dele é caçar os ditos criminosos do colarinho branco, posar para fotos e depois expedir alguma sentença moral.

Afinal, gente, ele não é um político, certo?

Não sei de Jair Bolsonaro vai descer algum dia do palanque. Uma coisa é certa: Moro não vai.

RedeTV