O papel de Ricardo no governo de João – Heron Cid
Opinião

O papel de Ricardo no governo de João

31 de outubro de 2018 às 10h31 Por Heron Cid
João Azevêdo e Ricardo Coutinho

O governador Ricardo Coutinho conseguiu o feito de Eduardo Campos em Pernambuco. Com uma pequena diferença. No caso de Ricardo, depois de superar o obstáculo de uma reeleição suada, conquistou terreno no segundo mandato fertilidade para plantar o sucessor logo no primeiro turno.

Reconhecido cabo eleitoral e vital para a eleição de João Azevedo – a partir do instante que corajosamente decidiu ficar na gestão até o fim -,  qual será a participação de Ricardo no futuro governo? Eis a pergunta feita dentro e fora do Jardim Girassol.

Informes de bastidores apontam que Ricardo ficará, por opção, de fora. Assim como Amanda Rodrigues (Finanças e Empreender), proeminente integrante do atual primeiro escalão. Confirmando-se, Coutinho optará pelo distanciamento estratégico e abraçará a condição de inspiração e conselheiro, quando solicitado.

Essa é a hipótese mais provável, até porque no novo cenário político nacional há chance do paraibano ser convocado pela direção do PSB para o debate macro. Tamanho para isso, ele já conquistou. Tanto que aspirava ao Ministério da Integração, em caso de eleição de Haddad. Projeto, como se sabe, frustrado.

Especialistas em Ricardo apostam que – pelo perfil mais centralizador – ele tentará ser presença e posto de comando na administração, mantendo viva sua ascendência e liderança nos resultados políticos e de gestão. Algo do tipo como a função de primeiro-ministro, aventada lá atrás pelo deputado Adriano Galdino. Pessoalmente, não creio na tese.

Como o próprio João Azevedo disse numa entrevista ao Arapuan Verdade, o cargo de secretário, em que pese sua importância, não cabe na estatura de um ex-governador com nível de importância política e bafejado pelo alto grau de aprovação popular.

Pelo sim, ou pelo não, o papel a ser exercido pelo governador Ricardo Coutinho a partir de 2019 vai dizer muito da futura gestão. Se a Paraíba terá o Governo João Azevedo I ou o Ricardo Coutinho III…

Comentários