Luciano na Espanha, BID e o salto para João Pessoa – Heron Cid
Opinião

Luciano na Espanha, BID e o salto para João Pessoa

15 de junho de 2017 às 13h07 Por Heron Cid
Ao lado de prefeitos de mais três capitais brasileiras, Cartaxo insere João Pessoa no debate da sustentabilidade

João Pessoa tem uma inequívoca vocação para se tornar uma cidade modelo.

Se bem trabalhado, esse potencial pode levar à capital paraibana ao patamar mundial dos poucos municípios que conseguem aliar belezas naturais, urbanização e qualidade de vida.

Não por acaso, está entre as quatro capitais brasileiras e as 77 da América Latina escolhidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para investimentos superiores a U$ 100 milhões.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, interlocutor desse processo, tem visto uma oportunidade singular de transformar essa condição em diferencial definitivo para estas e as futuras gerações.

Na Espanha, onde participou do Fóro Iberoamericano de Cidades Sustentáveis, Luciano fez contatos importantes, trocou experiências com gestores e executivos e traz de volta na bagagem a garantia da liberação dos recursos até o mês de setembro.

O projeto permitirá que a cidade formate um planejamento sustentável de longo prazo, revitalize seu Centro Histórico e implante um Centro de Cooperação, semelhante ao instalado no Rio de Janeiro.

Há também a previsão de intervenções pontuais, mas com repercussão de irradiação em todo o território pessoense. São os exemplos do Complexo das comunidades da Beira Rio e a recuperação do Lixão do Róger.

A Escola de Governo e Gestão é um caso à parte. Um instrumento que proporcionará governança, economia, funcionabilidade e eficiência dos serviços públicos.

No geral, o saldo para João Pessoa é muito significativo.

Luciano se mostra antenado com a visão dos desafios contemporâneos e coloca em prática uma promessa de campanha: a preparação da cidade para um milhão de habitantes.

E para que os próximos milhões de pessoenses habitem num lugar melhor de viver.

Uma cidade capaz de conciliar concreto, modernidade e humanização.

Se conseguir o que almeja, o prefeito legará um bem imaterial.

Uma obra que transcende mandatos e define rumos pelos próximos séculos.

Comentários