Os legados de cada um – Heron Cid
Opinião

Os legados de cada um

2 de maio de 2017 às 11h28 Por Heron Cid

Um dia depois da última cidade paraibana sair do isolamento pelo advento do importante programa Caminhos da Paraíba, trago à memória legados igualmente significativos de antecessores do governador Ricardo Coutinho, piloto do programa estadual das estradas.

Quando Cássio assumiu o Palácio da Redenção, em 2003, a Paraíba tinha 57 cidades desprovidas do Ensino Médio. Ou seja, municípios em que os estudantes só poderiam estudar até a oitava série.

Do primeiro ano para frente, eles tinham que se deslocar para a cidade-pólo mais próxima. Em Marizópolis, por exemplo, a viagem diária era para Sousa. E por aí vai…

De fato, uma política que tirou milhares de jovens paraibanos de outro tipo de isolamento; o da limitação da educação. E isso só foi possível, porque antes de Cássio, outros governadores haviam implantado o ensino médio noutras 166 cidades.

Tal qual Ricardo que encontrou outras 169 cidades com pavimentação asfáltica e teve o mérito de fazer a estrada chegar a outras 54 restantes.

Já José Maranhão teve importante e incontestável contribuição com seu arrojado programa de adutoras e eletrificação rural. Se não todos, como triunfou sua propaganda, mas apagando muitos candeeiros Paraíba afora.

A lembrança aqui, à título de registro, é uma revisita histórica aos avanços registrados em nosso Estado em diferentes áreas.E em diferentes gestões, independente de suas ideologias.

E isso é preciso reavivar. Principalmente, no tempo em que quem já passou não possui mais caneta e nem tinta para ser lembrado.

É importante reconhecer todas as contribuições. Os que iluminam, os que abrem caminhos e os que asfaltam estradas.

Comentários