Novos caminhos da Paraíba – Heron Cid
Opinião

Novos caminhos da Paraíba

1 de maio de 2017 às 11h03 Por Heron Cid
Estrada de Carrapateira coroa êxito do programa que abra estradas para outras políticas econômicas

Quando o governador Ricardo Coutinho inaugurar, nesta segunda-feira, a estrada de Carrapateira, estará marcando, definitivamente, sua passagem pelo Governo da Paraíba.

O distante município sertanejo é o último dos 54 a conquistar integração estadual pela estrada de asfalto.

É um símbolo forte para a cidade que viu outros governadores assinando ordens de serviço que nunca se materializaram, mas também um ato de significado importante para esta fase administrativa da Paraíba.

Porque a ligação asfáltica carrega em si efeitos que suplantam o benefício do acesso, da facilidade na locomoção e a abertura de portas para o desenvolvimento econômico.

A estrada para municípios como Carrapateira, e os demais 53 que ainda amargavam isolamento, traz uma injeção de autoestima nas suas populações. Um efeito psicológico de inclusão e de igualdade, renovando expectativas e impulsionando perspectivas.

O ‘Caminhos da Paraíba’ é, reconhecidamente, uma política de integração estadual, um investimento muito maior do que eventuais dividendos eleitorais. Por isso, o mérito do governador tocar e gerir o programa com firmeza durante seus dois mandatos.

As estradas estão sendo inauguradas agora, mas seus reflexos terão longevidade para além da gestão que se finda no ano vindouro.

O próximo gestor terá uma preocupação a menos e a chance de avançar em indutores econômicos que interiorizem riquezas e receitas para onde por muito tempo a poeira do atraso não deixava chegar. Será mais fácil. O caminho já estará aberto.

Comentários